quinta-feira, 19 de junho de 2008

Povos do Barranco: informação ainda longe


OBJETIVO


Chegamos ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e agora nos empenhando para buscar informações que possam enriquecer nosso trabalho. Eu e o colega de academia Zacarias Lima escolhemos o tema “POVOS DO BARRANCO”, para mostrarmos a realizada da falta de informação aos povos ribeirinhos, dos distritos do baixo Madeira de Porto Velho.
“POVOS DO BARRANCO” tem como meta principal fazer uma radiografia do isolamento em que vive a maioria das comunidades ribeirinhas de Porto Velho, em especial os distritos de Calama e São Carlos.
A cerca de 100 quilômetros de Porto Velho, os moradores destas localidades estão há cerca de um ano luz da informação. A maioria não sabe os nomes dos jornais diários da Capital, desconhece o avanço da comunicação e sequer descobriram o big-bang da internet.
Para mostrarmos essa dura realidade, os dois acadêmicos vão relatar a dificuldade real de se obter informação. Em muitos casos, as notícias chegam com até uma semana de atraso – no caso dos impressos, tempo que demora a embarcação para levar e trazer passageiros dos distritos.
Com base em pesquisas prévias, descobrimos que os livros didáticos utilizados por algumas escolas rurais, trazem informações desatualizadas como: “o presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso”, por exemplo.

Nenhum comentário: